Street view - Canela /RS - Em 2011

Veja mais em:

Postagens com um pouco da história de Canela:

-- Clique abaixo da foto para abrir a postagem ou no item da lista de marcadores.

Semana da Raça 1934

Enfim, a 15 de julho de 1934, o Brasil ganhava nova Constituição e a Assembléia confirmava Getúlio Vargas na presidência.
Com a Constituição de 1934, a questão social passou a assumir grande destaque no país: direitos democráticos foram conquistados, a participação popular no processo político aumentou, as oligarquias sentiram-se ameaçadas pela crescente organização do operariado brasileiro e de suas reivindicações. Nessa conjuntura registrou-se a primeira grande campanha nacional em que a Imprensa esteve envolvida.
O novo Presidente atendeu aos interesses dos tenentistas e nacionalistas, na medida em que promoveu a modernização das instituições sociais.
A tendência então no Rio Grande do Sul era de superar o isolacionismo econômico e político em que até então se mantivera. A indústria e a agricultura conquistariam gradativamente relevo no confronto com a estância. A criação do Banco do Rio Grande do Sul reanima as atividades pecuárias e agrícolas do estado e a vida do país retornada à normalidade constitucional.
O governo conquista confiança do povo o que repercuti de imediato em todo o país, sensibilizando a opinião e atraindo a simpatia do povo, em diversas manifestações pelo pais, inclusive em “Canella
A foto mostra um desfile da época, onde seria a continuação da  Rua Melvin Jones, trecho que hoje faz parte da praça João Corrêa em Canela / RS e que ao que parece fazia parte deste movimento nacional.
NG Canela (0021)