Street view - Canela /RS - Em 2011

Veja mais em:

Postagens com um pouco da história de Canela:

-- Clique abaixo da foto para abrir a postagem ou no item da lista de marcadores.

Sistema Salto de Usinas

O município de Canela é cortado pelo Rio Santa Cruz, pelo Rio Paranhana e por vários riachos e nascentes, inclusive a nascente do Rio Paranhana. O município também conta com diversos lagos artificiais e açudes, utilizados como pontos turísticos, para a irrigação das lavouras e como locais para pesca.
Além da UHE Toca, o Sistema Salto é composto por outras quatro usinas: UHE Canastra (44MW), UHE Bugres (11,5 MW), UHE Herval (1,4 MW) e UHE Passo do Inferno (1,1 MW).

Destas, Canela possui duas usinas em seu território.
Barragem do Salto
Ambas estão localizadas no curso do rio Paranhana e contam também com águas do rio Santa Cruz. A transposição do vale ocorre através de um túnel de 2 080 metros de comprimento e 2,2 metros de diâmetro, iniciando na Barragem do Salto, esta do tipo Ambursen em concreto armado, com 26 m de altura e um comprimento de 179 m, localizada no município vizinho de São Francisco de Paula. O Sistema conta também com as barragens do Blang e Divisa.

Canastra, Bugres e Toca

A Usina Hidrelétrica de Bugres,  esta em operação desde 1952. Possue uma turbina fabricada pelas empresas Neyret-Beylier e Piccard-Pictet (NEYRPIC), da França. O alternador trifásico é da Alsthom, com potência elétrica de 13,9 MV-ano e tensão elétrica de 6,6 kV; potência efetiva: 11,50 MW.

A Usina Hidrelétrica de Canastra esta em operação desde 1956, possue duas turbinas com 22.40 MW cada, perfazendo um total de 44,80 MW de potência instalada e tensão elétrica de 13,8 kV, classe F. As turbinas tipo Peltron foram fabricadas por Ateliers de Construtions Mecanique de Vevey S.A. (Suíça).

A Usina Hidrelétrica Toca esta localizada na estrada Canela/Bom Jesus, em São Francisco de Paula e integra o Sistema Salto da CEEE Geração e Transmissão, com sede em Canela, e foi inaugurada oficialmente em 25 de julho de 1930 pelo então Governador do Estado, Getúlio Vargas. A hidrelétrica possui um grupo gerador totalmente telecomandado, a partir da usina de Canastra, e outro em fase final de modernização e produz 1,088 MW de potência.
Origens: Wikipédia e CEEE – NG Canela (0004)